Hambúrgueres alternativos


posted by Alice on

No comments

Testei hoje uma nova receita. Delícia! Enquanto um hambúrguer bovino tem de 4 a 5 pontos (dependendo da marca), essa versão feita de shitake tem apenas 2,5 pontos por hambúrguer. Além de ser uma opção ótima para os vegetarianos (como eu). Colocando o queijo mussarela em cima para derreter (como na segunda foto), acrescenta-se 2 pontos a cada hambúrguer. Preparei em uma frigideira antiaderente para não ter pontos adicionais com fritura.

O shitake é muito popular entre chineses e japoneses. Esse tipo de cogumelo é utilizado há muitos anos como medicamento para tratar o corpo e viver melhor, por isso é chamados de “tônico da longevidade”. O shitake se destaca dos demais cogumelos devido ao seu alto teor em substâncias e vitaminas que só oferecem benefícios à saúde. Ele contém vitaminas, fibras, minerais, grande quantidade de proteínas e alto teor de aminoácidos essenciais, aqueles nutrientes que nosso corpo não produz, mas que são fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo.

Fortalecer o sistema imunológico está entre os principais benefícios do cogumelo shitake. O alimento estimula o funcionamento de células responsáveis pela produção de uma substância relacionada ao combate da gripe e de outras infecções, até mesmo as causadas por doenças crônicas, como a hepatite. Além disso, estudos comprovam que o cogumelo shitake age na prevenção contra o câncer.

O shitake também protege o organismo contra doenças ligadas ao coração, como hipertensão, colesterol alto e diabetes, pois contém fibras que ajudam no controle do mau colesterol e substâncias que evitam que a gordura se acumule no sangue e provoque o entupimento das artérias.

Hambúrgueres de shitake

  • 1 cebola grande picada bem miudinho
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (sopa) azeite de oliva extra virgem
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 120 g de shitake desidratado
  • 1 pão francês amanhecido despedaçado
  • 1/2 xícara leite desnatado
  • 1 ovo
  • 1/3 xícara de queijo parmesão light
  • tomilho a gosto
  • 1,5 colher (sopa) de manteiga bem gelada picada em pedacinhos
  • sal a gosto (se desejar)
  • pimenta-do-reino a gosto
Despedace com as mãos (ou com uma tesoura) os cogumelos desidratados, hidrate-os em água quente e esprema-os. Eu usei um espremedor de batatas para tirar bem a água sem fazer esforço. Você pode preferir hidratar os cogumelos inteiros e moê-los depois um moedor de carnes se tiver um em casa. Coloque o azeite em uma panela e refogue o alho, a cebola, o louro e o shitake até que não saia mais vapor. Transfira a mistura para uma tigela, retire a folha de louro e deixe que resfrie um pouco.

Em uma tigela pequena, pique o pão em pequenos pedaços e cubra com o leite. Deixe descansar por 5 minutos. Se o pão não absorver todo o leite, esprema-o bem e descarte o excesso de leite. Adicione o pão à mistura juntamente com o parmesão, o tomilho, a pimenta-do-reino e o sal (se achar que este é necessário). Acrescente o ovo e misture tudo até que o resultado fique homogêneo.

Por fim, junte a manteiga gelada. Molhe as mãos em água fria, forme bolinhas e achate-as em forma de hambúrgueres. A receita me rendeu 10 hambúrgueres. Frite-os em uma frigideira antiaderente até que fiquem douradinhas. Se desejar, acrescente mussarela por cima para derreter.




Fontes:
Benefícios do shitake: http://www.dicasdemulher.com.br/os-beneficios-do-cogumelo-shiitake/
Receita original: http://menuatrois.blogspot.com.br/2009/10/almondegas-de-shitake.html?m=1

Postado originalmente em www.dietaesaude.com.br em 24/05/2013 22:38

Leave a Reply