Desafio verde


posted by Alice on ,

1 comment

Essa semana eu me propus um novo desafio. Eu decidi que dessa vez eu iria conseguir tudo verde, carinhas verdes pra todo lado, o Desafio Verde. Nas últimas semanas eu evoluí muito no consumo diário de alimentos recomendados. Aprendi a incluir frutas e estou tendo um verdadeiro caso de amor com tangerinas e pêras. Aprendi com a querida Ivany que a variedade é uma arma poderosíssima e estou apostando nela. Aprendi a tomar leite e descobri que ele me da uma saciedade imensa. Foram semanas de muito aprendizado e novas descobertas. Mas essa semana especificamente eu decidi que atacaria todos os meus pontos fracos, fazendo tudo ficar bem verdinho e depois analisar o resultado que isso produziria na balança. Será que eu consegui? Vejamos...


Uau, que é isso, fera? Arrasando! E pra quem se dá (e aceita) a desculpa da vida corrida, o fato de comer fora, festas, fins de semana e tudo mais, olha em que situação (eu diria no mínimo adversa) em consegui isso aí. Aqui onde eu estou embarcada o desafio diário é grande. Há guloseimas o dia inteiro pra todos os lados. Tem uma geladeira só de sorvete à disposição. Tem bolos, rocamboles, pudins, pães variados todos os dias. Tem batata frita todos os dias até no café da manhã. Na minha sala tem uma prateleira com uma pilha de pacotes de biscoitos. Tudo disponível 24h por dia e sem gastar 1 real. E você aí reclamando que o fim de semana tem muitas tentações, né? Tsc tsc tsc... Tem que ter muita força na peruca pra encarar isso aqui, meu bem. Sabe quantas vezes eu já abri a famigerada geladeira de sorvete? Chuta... Nenhuma! Um dia desses teve pastel de queijo, quentinho e cheiroso. Deixei ele ali me olhando de esguelha até ficar bem frio e murcho pra eu parar de desejá-lo. Nesse meio tempo pedi que me trouxessem frutas pra lanchar e chegou aqui pra mim uma bandeja digna da própria Cleópatra! Me senti como?? DIVA! kkkkkk

Mas não parei por aí. Eu queria mais! Queria o Desafio Verde! Eu andava preguiçosa com os exercícios, mas essa semana fiz diferente! Combinei com a querida Aurea de fazer caminhada todos os dias. Ela de lá e eu de cá, mas mentalmente juntas! Ela ganhou uma esteira de presente e inventou o desafio. Eu topei na mesma hora! Fiz 45 minutos de caminhada na esteira todos os dias, ouvindo música para o tempo passar enquanto derretiam aqueles odiosos torresminhos do meu quadril. E ainda fiz mais, coloquei inclinação na esteira pro negócio ficar bem power! Houve dias em que precisei me arrastar até a academia, mas fui! Houve dias em que caminhei de calça de moletom, casaco e macacão "laranja-petroleiro" por cima de tudo de tão frio que estava aqui, mas fui! Tive bolhas em todos os dedinhos dos pés porque meu tênis está precisando ir pro lixo, mas mesmo assim fui! E não me arrependi. A sensação de bem estar depois do exercício é impagável.

A última parte do meu Desafio Verde foi com relação ao consumo total de pontos. Eu vinha nas últimas semanas consumindo 2 ou 3 pontos a menos que o recomendado por dia. Em raras ocasiões havia sobrado mais que isso (mas aconteceu). Eu melhorei muito nesse quesito, aprendi que deixar sobrar pontos demais é um tremendo desserviço. Comendo de menos o corpo se assusta, acha que está faltando comida e começa a estocar tudo que pode. Ninguém merece! Mas fazer o que, nosso corpo foi "programado" na época das cavernas, quando a capacidade de estocar energia em tempos de escassez significava a diferença entre a vida e a morte. E como ele faz isso? Reduzindo o metabolismo, meu bem! Ahh não, pára! Não é isso que eu quero! A solução é tratar de comer todos os pontos. E foi isso que eu fiz. Todinhos, até os bônus de exercícios. Coloquei essa máquina aqui pra funcionar, toquei lenha na caldeira!

Teve dias que eu fiquei apavorada achando que estava comendo muitíssimo e pensei que aquilo não poderia dar certo. O dia mais difícil foi quarta-feira, quando eu inverti o meu trabalho do turno da noite para o turno do dia. Fiz de tudo para comer todos os pontos, me senti uma formiga carregadeira de tanto que eu ia e vinha do refeitório comendo mais alguma coisa. Comecei até a fantasiar sobre que comentários os cozinheiros estariam fazendo a respeito daquela mulher (euzinha) que vire e mexe estava lá de novo comendo. "Deve ter lombriga, coitada..." A mudança de turno enlouqueceu meu organismo com relação aos horários da fome, então eu me forcei a comer o dia inteiro por pura obrigação, sem fome alguma. Quem viu não poderia jamais supor que estou tentando emagrecer. Morri de medo de comer tanto, mas dei esse voto de confiança pra ciência por trás dos pontos e encarei!

Missão dada é missão cumprida! Desafio Verde concluído com sucesso! Mas no que deu isso tudo? Será que deu resultado? SIM!!! Eu emagreci 500g essa semana!!! Na semana anterior eu tinha emagrecido apenas 100g!!! Olha que incrível, eu comi mais e emagreci mais! Muito interessante isso... Estou muitíssimo satisfeita com o resultado, valeu muito a pena o esforço e a teoria está provadíssima:
- Cuide da qualidade do que come. Atente para todos os grupos alimentares. Aprenda a fazer substituições inteligentes por alimentos que têm mais nutrientes e dão mais saciedade. Tanta saciedade a ponto de ser difícil comer tanto! Falando assim parece até mentira e papo de "gente magra", mas é fato!
- Coma direito, não passe fome pra depois ter um treco de compulsão e enfiar o pé na jaca. Coma tudo que tem direito com regularidade, distribua seus pontos ao longo do dia, assim não passa fome e o processo como um todo fica muito mais fácil.
- Pratique atividade física regularmente. Xô preguiça!

Ta legal, descobri a pólvora, né? A gente sempre soube que a receita do sucesso é essa. Mas uma coisa é ouvir a teoria e outra é ver funcionar na prática! Encarem o desafio, sigam o programa, se esforcem e se dediquem porque funciona!

Beijos a todas e boa RA!

1 comment

Leave a Reply