Muito mais que emagrecer


posted by Alice on

2 comments

Bom dia, queridas amigas de RA! Hoje eu não vim compartilhar uma nova receita light nem falar sobre a prática de exercícios físicos. Vim falar sobre um assunto diferente, mas inteiramente conectado ao que estamos fazendo. Estamos todas tentando emagrecer e buscando saúde. Muitos são os motivos para buscar o emagrecimento:

  • Poder usar roupas que você adora mas que não te caem bem;
  • Agradar o maridão e dar uma levantada no relacionamento;
  • Ter pique para brincar com as crianças;
  • Ficar linda no vestido de noiva (olha eu aqui rsrs);
  • Conseguir engravidar;
  • Livrar-se dos remédios para colesterol, glicose, pressão alta, etc;
  • Dar fim naquela desagradável dor nos joelhos;
  • Evitar problemas cardíacos;
  • Simplesmente amar-se mais e ser mais feliz.
Eu poderia passar o dia inteiro aqui listando possíveis motivos que levam alguém a querer perder peso. As palavras de ordem são saúde, beleza, vigor, jovialidade, felicidade. Todos esses conceitos estão muito conectados, não é mesmo? Eu estive pensando a respeito do meu processo de emagrecimento e observando todas as mudanças que estão fazendo parte disso, tudo dentro desse pacotão que eu estou chamando sempre de "reeducação alimentar", mas que na verdade é muito mais que isso. (Nota mental: preciso arrumar um bom nome para todo este processo maravilhoso de mudança).

Desde que decidi emagrecer eu praticamente virei outra pessoa. Não à toa meu blog se chama "Nasce uma Diva". Quanto mais eu me cuido mais eu tenho pique para emagrecer e quanto mais eu emagreço mais eu tenho vontade de me cuidar. No meu caso isso aconteceu naturalmente, mas pensando sobre o assunto percebi que seria uma ótima estratégia para ajudar todas a se manterem firmes na RA. Que tal criar esse círculo virtuoso de propósito? Adorei essa ideia, então vou explicar!

Adotando uma alimentação saudável eu comecei a me sentir mais disposta e com isso aos poucos estou conseguindo introduzir atividade física na minha vida. O resultado disso é a perda de peso. A equação até aí todo mundo já conhece.

O pulo do gato é que quanto mais eu perco peso, mais bonita eu me sinto e mais eu tenho vontade de me cuidar. Comprei roupas novas e bonitas, passei a usar hidratante, fui numa dermatologista e comecei a cuidar do meu rosto, aprendi a usar maquiagem, passei a andar de salto alto! Foi nascendo uma DIVA dentro de mim. E quanto mais eu me olho no espelho e me acho linda, mais ânimo eu tenho pra me alimentar bem, pra ter uma pele maravilhosa, cabelo sedosos, perder peso e ficar linda todos os dias.

Perceberam a diferença? Com esse elemento a mais a equação "fecha"! A dica que eu dou é que use o espelho a seu favor. Cuide-se em todos os sentidos. Não ande mulambenta arrastando chinelos só porque (ainda) está gordinha! Cuide-se, mulher! Faça um tratamento no seu cabelo. Use creme anti-rugas. Não saia de casa sem maquiagem e um belo salto alto. Olhe-se no espelho e se sinta linda, não importa o quanto você pesa. Tudo isso joga a seu favor para quando estiver frente aos desafios diários da dieta porque você vai pensar na bela imagem que vê no espelho e dizer "Ei! Eu não quero perder isso! Estou tão linda! Não vou comer esse bolo cheio de cobertura açucarada não!". A balança nesse ponto faz o efeito inverso, não ajuda nem um pouco. Frente a frente com uma delícia gastronômica a gente pensa naquele número desagradável que o visor da balança mostra e pensa "Ahh, já estou gorda mesmo, não vai ser esse pedacinho que vai fazer diferença, que se dane!". Pronto, estrago feito!

Toda vez que fazemos uma escolha estamos abrindo mão de uma coisa em detrimento de outra. Quando escolhemos comer uma coisa engordativa, estamos abrindo mão da beleza e da saúde em detrimento do prazer que aquele alimento proporciona. Ei, espera aí, se eu não tenho beleza nem saúde então não estou abrindo mão de nada REAL, estou abrindo mão de um SONHO, e é muito mais fácil abrir mão de sonhos do que de coisas que você realmente tem. O sonho você acha que está ADIANDO, não percebe que está de fato ABRINDO MÃO de alguma coisa. O bolo de chocolate está ali na minha frente NA HORA, a cinturinha de pilão eu não tenho, é um sonho, é abstrato demais pra eu optar por não perder, afinal nem tenho ainda! Dessa forma eu fico adiando eternamente o meu sonho e nunca chego lá. Não é assim que a gente faz?

A minha proposta é exatamente pra resolver isso! Cuide-se agora! Se ponha linda agora! Se ame agora! (Truque: compre um vestido que tenha uma faixa bem na altura da parte mais estreita do seu corpo para criar o efeito de uma cintura. Funciona, fica bapho!). Esteja sempre linda para que perceba que tem algo a perder. Assim na hora da verdade você vai poder pensar "Ahh não, eu estou ficando tão linda, só com esses 2 kg que perdi já me sinto tão mais bela, quero emagrecer mais e ficar ainda mais linda, não vou comer esse treco não!".

Antes de encerrar este post, quero agradecer à mais linda mulher que já conheci, aquela que me levou ao salão para fazer as unhas pela primeira vez, que me ensinou que deve-se usar cremes no rosto, que mulher não deve jamais "arrastar chinelos" (palavras dela) e que quando alguém chega em sua casa "você deve estar sempre linda, de batom, salto alto e meias finas" (palavras dela também). Obrigada vó, por ter plantado dentro de mim a sementinha de uma futura diva. Minha vó sempre foi e sempre será a mais linda e a mais diva de todas. Saudades...


Minha linda vó Ilza Claussen com inacreditáveis 79 anos. Quem diz???

2 comments

  1. Anônimo

Leave a Reply