Festas, churrascos e outros eventos


posted by Alice on , ,

No comments

Oi pessoal! Meu assunto de hoje são os eventos sociais, festinhas (principalmente as infantis), churrascos e outros eventos tal como simplesmente receber visitas em casa. Todo mundo sempre comenta sobre o quanto é difícil se manter na linha nessas ocasiões. Vejo até declarações de um conformismo extremo, do tipo "essa semana engordei porque tive muitas festas, mas amanhã é outro dia". Gente! Temos que ter um corpo saudável inclusive com vida social ué. Senão todos os magros seriam solitários e infelizes, não é mesmo?


Uma dica (e talvez a principal dica) que eu dou é ter em mente o real motivo de ir a uma festa. A gente vai em festas pra comer ou pra se divertir? Festa é pra rever pessoas queridas, conversar, dar boas risadas, se divertir. Não é pra comer. Tem comida na festa, é claro, mas ela é um acessório, não é o motivo da festa. Até o churrasco é a mesma coisa. As pessoas se reúnem pra se ver e curtir a companhia uns dos outros, e fazem isso DURANTE um churrasco. Mas não fariam o churrasco se não fosse pela boa companhia e diversão com os amigos, não é mesmo? Se for só pra comer, cada um come sentado na mesa de sua cozinha em casa. A reunião é pelas PESSOAS que estarão lá, não pela comida.

Então vá nos eventos pensando em tudo que há de BOM que não é comida. Vá pra curtir, relaxar, se divertir, dar risada. Coma apenas o que te cabe comer para nutrir o seu corpo, ou seja, dentro da sua cota de pontos. Desde que eu comecei a RA, jamais deixei de ir a todos os eventos, mas mudei a mentalidade e tenho conseguido me manter sempre dentro da cota de pontos, sem estourar nem uma vez e sem nem usar poupança. É possível! Se eu faço você também faz!

Muito cuidado com as bebidas alcoólicas. O álcool é um tremendo vilão! Engorda muitíssimo e ainda deixa tua pele velha e decrépita. Experimente intercalar um copo de água com um copo de álcool. Isso vai te ajudar a manter boa hidratação do corpo e reduzirá à metade a quantidade de álcool que consome. Beba bem devagar, beberique. É mais fácil sempre ter um copo meio cheio na mão e ir batendo papo do que tentar explicar pros outros que você não quer beber porque está de dieta. Quem te vê sem um copo fica oferecendo, questionando, dizendo que é só hoje, e toda sorte de discursos que não te ajudam. Com aquele copo meio cheio na mão, quem te vê acha que você está bebendo e não te aporrinha e com isso você continua lá disfarçando, bem ao estilo "sorria e acene" rsrsrs.

Ainda no assunto bebida alcoólica, se você tiver possibilidade, opte por beber em copos altos e finos em vez de copos baixos e largos. Estudos da Cornell University sugerem que nosso cérebro tem a sensação de beber mais quando os copos são altos e finos. Então, em se tratando de bebidas alcoólicas e/ou altamente calóricas, a escolha do copo faz a diferença. Parece bobagem mas não é. Essa dica você encontra no livro Mindless Eating: Why We Eat More Than We Think de Brian Wansink.

Outra coisa importante que quero comentar: eu sempre vejo o pessoal aconselhar a fazer um lanche antes de ir a uma festa pra não chegar lá com fome e se acabar de comer besteiras. Até os nutricionistas recomendam isso. Com todo o respeito, discordo. A gente não come porque tem muita fome, a gente come porque tem muita vontade de comer. De uma forma geral, a gente come muito porque é gostoso! Caramba, comer é bom, oras! Simples assim! A gente se acaba em docinhos e salgadinhos porque eles são deliciosos, não porque somos famintos. Senão comeríamos 2 ou 3, a fome acabaria e pararíamos por aí. Foi mal, a experiência me mostra que não é assim. A gente come por gula! Então, na minha humilde opinião, fazer um lanche antes de sair de casa não te faz comer menos na festa, só serve pra aumentar mais ainda o total de calorias ingeridas no dia. Então o que eu faço?

  1. Como normalmente durante o dia, sempre buscando comer de 3 em 3 horas como eu faço todos os dias, mas procurando as opções mais levinhas pra sobrar uma boa quantidade de pontos pra mais tarde quando sei que as opções que terei serão mais calóricas. Assim garanto o saldo de pontos no fim do dia. 
  2. Capricho nos exercícios físicos durante o dia antes de festa, pra chegar lá com crédito extra. Atenção para sempre fazer os exercícios ANTES da festa. Encare seus pontos extras como o dinheiro: você só pode gastar o que já ganhou, senão fica endividado e cheio de problemas. 

Outra ocasião muito comentada e difícil é a festinha infantil. Quem tem filhos padece com esse desafio em cada aniversário de amiguinho, priminho, filhos das amigas e assim por diante. Minha dica para as festas infantis é ficar longe dessas coisinhas que se come com as pontas dos dedos (canapés, salgadinhos, empadinhas, batatinhas fritas) porque é muito fácil batendo papo perder a conta de quantos comeu. É preferível comer um cachorro quente, um saquinho de pipoca e/ou uma fatia de bolo que são peças maiores então podemos comer apenas um de cada e não perder a conta nem o controle. Lembre-se que não há alimento proibido. Você pode sim comer cachorro quente e bolo. O que você não pode é comer em quantidade excessiva.

Por último, lembre-se de sempre ter atenção ao que está comendo. Não se permita comer por impulso. Se você não é capaz de lembrar o que nem quanto comeu, é sinal de que comeu no automático, comeu por impulso, comeu coisas gostosas mas não as saboreou, então pra que??? Só serviu pra engordar porque até o prazer foi menor do que poderia ter sido. Fora que se não comemos prestando atenção, não percebemos o sinal do cérebro indicando que já estamos satisfeitos e não precisamos de mais alimento. Nosso corpo é esperto, sabe quando deve parar, só que precisamos prestar atenção para perceber isso.

Beijos a todas e boa RA!

Leave a Reply