Diário de viagem - Parte 2


posted by Alice on ,

No comments

PARTE 2

Dia #05 - Menos vinho por favor

Hoje pegamos o trem de manhã para Florença. Que delícia é viajar de trem por aqui, muito melhor que avião. Chegando em Florença começamos imediatamente nossas andanças pois havia muito para ver. Mesmo não sendo a primeira vez nessa cidade, a lista de atividades era imensa. De novo andamos muito e tomei meu primeiro gelatto: sabor melão orange. Fiz questão de escolher um sabor que não encontro no Brasil para aproveitar mais. Não comi a casquinha, só o sorvete. Dei tanto a casquinha quanto os biscoitos pro meu marido. Controlar o olho grande é preciso! Almoçamos um sanduíche de berinjela, cogumelos e queijo no pão tipo focaccia e no jantar fomos a um elegante restaurante comer espaguete com tomatinhos cereja, muçarela de búfala e manjericão, aspargos à parmigiana e funghi porcini grelhado (absolutamente divino).

Nessa refeição tomei uma taça de vinho branco e tenho a impressão de que foi o "golpe de misericórdia" para meu organismo. Andando muitíssimo por dia e me alimentando basicamente de massa e vegetais, não estou mais dando conta de "processar" tanto vinho, mesmo apenas 1 taça por dia. Fiquei exausta, morta com farofa. Agora estou notando o esforço extra que o álcool demanda do organismo. Acho que vou me dar uns 3 dias de folga do vinho pra me recuperar.

Total consumido: 30 pontos

Dia #06 - Ladeira acima

Ufa, hoje sem dúvida foi o dia em que mais andamos até agora, sendo que uns 30 minutos foram subindo escadas e ladeiras. Fomos ao alto de um morro visitar uma igreja de monges beneditinos olivetanos e apreciar a bela vista de toda a cidade. Tínhamos lido a recomendação de pegar um taxi para subir, mas eu fiz questão de ir a pé. Enquanto subíamos eu ia me incentivando dizendo "Queimando o gelatto! Agora queimando a macarronada!". Depois visitamos os Jardins de Boboli com mais caminhadas, subidas e descidas. Lindíssimo! Depois visitamos o Palazzo Vecchio e suas passagens secretas cheias de escadinhas por dentro das grossas paredes.

Lição aprendida:

  • Quando eu estiver com preguiça de me exercitar e achar que estou cansada demais para fazê-lo, lembrar do tanto que caminhei aqui e que sou capaz de muito mais do que me exijo diariamente com relação a exercícios físicos.

Almoçamos pizza de cogumelos e tomei outro gelatto, dessa vez de caqui. Em outra loja mais adiante vi o gelatto de figo que me deixou babando mas segurei o olho grande e me mantive na programação de apenas um gelatto por dia. Andamos tanto para escolher onde jantar que acho que gastamos todas as calorias antes mesmo de comê-lo. Enquanto procurávamos onde comer, vi pela primeira vez o aclamado cioccolato. Parece ser tão delicioso que até desviei o olhar kkkk. Vou adiar mais um pouco para experimentá-lo. No jantar comi espinafre refogado com alho, sopa de legumes (mais apimentada e substanciosa que a de Veneza) e uma pizza de vegetais (berinjela, abobrinha, alcachofra, cogumelos, tomate, pimentão vermelho e azeitonas pretas). Finíssima e crocante e nada de vinho! E aprendi uma coisa nova, a pimenta do reino daqui (chamada de pepe nero) é diferente da nossa! É menos ardida e mais aromática, simplesmente deliciosa. Gostaria de levar um potinho dela pra casa...

O que tem me feito falta por aqui são os alimentos integrais. Realmente não há. Mesmo comendo vegetais diariamente meu organismo está sentindo muito a falta de fibras. Como será que os italianos fazem???

Total consumido: 27 pontos

Dia #07 - Cioccolato

Hoje fomos de manhã pra Roma, a cidade eterna. E a primeira parada não poderia deixar de ser a Fontana di Trevi, onde ficamos noivos ano passado. Tão gostoso reviver o momento e celebrar que agora estamos casados e tão felizes.

Hoje me rendi e provei o ciocolatto (chocolate quente cremoso). Pedi só um pra dividir com meu marido (dividir é sempre o melhor caminho). De fato é delicioso e no frio que está fazendo aqui é tremendamente reconfortante. Dei uma boa olhada pra ele e "calculei" 3 pontos por meia xícara. Mais que isso não deve ser (eu espero rsrs). Estamos começando a ficar bem doloridos de tanto andar. Eu sou mais resistente mas meu marido está moído tadinho...

À noite ao chegar no hotel fomos surpreendidos com uma garrafa de espumante de presente pela nossa lua de mel. Que simpático, né? Ainda bem que ganhei pontos extras de caminhada, assim pude aproveitar uma tacinha. Falando nisso, amanhã pretendo monitorar com um sports tracker o quanto estou andando por dia. Estou começando a achar que estou chutando muito pra baixo com apenas 3 pontos de bônus...

Total consumido: 33 pontos

Dia #08 - Sabores e quilômetros

Dizem que se andar fizesse bem à saúde, o carteiro seria imortal. Eu prefiro acreditar que o carteiro seja mesmo imortal e continuar andando kkkk. Meu avô sempre dizia que caminhar bastante é a chave pra ter boa saúde e nunca ser gordo. Gente, pára tudo, andamos 15 km hoje!!! Quinze!!! Instalei um sports tracker no meu telefone e monitorei nossas andanças. Tô passada! Isso me rendeu 10 pontos de bônus! Eu sabia que estava chutando baixo... E ainda deu pra ver a rota do passeio no mapinha, olha que legal!

Hoje saboreamos muitas delícias novas. Almoçamos no bairro judeu um hambúrguer de grão de bico com tahine e chicória refogada com pimenta vermelha. Calórico, mas absolutamente divino, de comer gemendo. Já guardei bem guardada a ideia para repetir em casa. Lembram que eu tive vontade de tomar gelatto de figo outro dia mas segurei o olho grande porque já tinha tomado um de caqui? Então, hoje matei a vontade. À noite tomei um gelatto de figo com nozes que definitivamente mudou a minha vida! Sério, foi o doce mais gostoso que eu já comi ever, considerando todas as categorias de doces. Valeu muuuito a pena. Não é maravilhoso quando você gasta pontos com algo que vale muito a pena? E sabe o que é melhor? De hoje em diante, toda vez que eu olhar pra qualquer sorvete vou pensar "ahhh não deve ser igual àquele" e vou sentir menos vontade.

Total consumido: 37 pontos


Leave a Reply