Por onde começar


posted by Alice on

No comments

Pergunta:

A correria do dia-a-dia toma todo o meu tempo. Não consigo começar uma dieta, nem tenho disposição de preparar pratos light e nutritivos. Como posso fazer para começar uma reeducação alimentar?

Resposta:

Recomendo fazer como eu fiz e funcionou pra mim. De início não tente preparar pratos light e coisas que te tirem de um dia pro outro da rotina à que está acostumada, pois isso o nosso cérebro rejeita e arruma muitas desculpas para que "não seja possível fazer porque estamos muito enroladas com tal e tal coisa". Inicialmente, coma aquilo que está acostumada a comer, a comida de sempre, nos horários de sempre, mas em quantidade menor pra que você fique dentro da cota de pontos. Foque apenas nisso, no total de pontos. Essa seria uma única mudança - quantidade. Não mude mais nada em princípio. Feita essa mudança, em poucos dias ficará incomodada com um pouco de fome e vai sentir a necessidade de fazer substituições para que os pontos rendam mais. Daí essa mudança já será por necessidade e seu cérebro não tentará lutar contra ela.

Todas as mudanças têm que ser implementadas aos poucos, uma a uma, para que não haja rejeição. Se você tentar fazer tudo ao mesmo tempo será muito difícil, como já está percebendo. O mesmo vale para os exercícios. Comece-os quando a alimentação adequada já não for um desafio tão grande, quando já estiver mais acostumada com a forma de comer. Assim não se desafia com duas coisas ao mesmo tempo. Daí fará exercícios aos poucos, começando com 15 minutinhos de caminhada. Novamente, se tentar direto se matricular numa academia pra malhar forte por mais de hora, vai odiar e sofrer e largar.

Lembre-se sempre: inclua pequenas mudanças uma a uma, espere a adaptação a essas pequenas mudanças, e vá devagar incluindo outras.

Postado originalmente em www.dietaesaude.com.br em 06/08/2013 10:08

Leave a Reply