O tamanho da porção


posted by Alice on

No comments

Hoje quero voltar em dois assuntos já tratados aqui antes e usá-los juntos para tratar sobre uma nova ideia. E como gera discussão essa ideia! Mas vou encarar o desafio de explicar a minha sugestão a respeito.

Já vimos no post sobre desejo por doces que tudo na vida depende do referencial. Tudo é relativo e portanto a forma que interpretamos uma condição é afetada diretamente pelas referências prévias que carregamos conosco. Então vamos lá, digam-me aí o que é "uma fatia média" de alguma coisa. Gente, isso é MUITO difícil. O que é médio pra você pode ser pequeno pra mim e vice-versa. O importante é admitirmos pra nós mesmos que o olho do gordinho é grande devido aos hábitos alimentares de uma vida de excessos, então há grande chance de acharmos que o pedaço grande é médio ou até pequeno! Isso depende do bom senso de quem vê, ué. Mas eu sou da opinião que gordinho não tem bom senso quando se trata de comida. Eu pelo menos não tenho! E é aí que entra um papel fundamental da RA: nos ensinar o bom senso ao comer. Ta legal, mas isso ainda não esclarece o que é "uma porção média de pipoca" não é mesmo? Como colocar em prática?

Vamos resgatar agora a analogia usada no post sobre fome noturna, a respeito da semelhança entre o gordinho em RA e a criança aprendendo todas as coisas. Como podemos aprender o que é "uma porção" ou o que é "uma fatia média"? As crianças aprendem muitas coisas na escola, e para aprender elas usam exercícios e ferramentas oferecidas pelos professores. Não ficamos pra sempre praticando aqueles exercícios nem usando aquelas ferramentas. É apenas na fase de aprendizado que esse material é util. Vou exemplificar. Quem aí usou caderno de caligrafia pra aprender a fazer letra bonita quando era criança? Eu usei muito e devo dizer que odiaaaaava. Mas funcionou, eu aprendi, e hoje naturalmente que não uso mais caderno de caligrafia para conseguir escrever com uma letra bastante apresentável. Onde eu quero chegar? Vejamos este quadro para entender a ideia.

Espera aí, Alice, você pirou? Está sugerindo que usemos uma balança para pesar a comida igual se fazia nas antigas dietas dos anos 80?? Isso não é vida! Eu não me presto a pesar alimentos! Blah blah blah! Posso ouvir todos os gritos de protesto vindo de todo lado. Calma, calma, muita calma nessa hora pessoal! Não me odeiem ainda rsrs.

Não estou sugerindo que ninguém passe a pesar tudo que come. Isso é neurose. Aliás ninguém nunca vai me ver sugerir fazer algo que "gente magra" não faz. Temos que ser magras por inteiro, inclusive no comportamento de gente magra. Sabe quando aquela mulher magra ganha um bombom e diz que vai guardar pra mais tarde? É isso! Nenhum gordinho faz isso, o gordinho traça o bombom na hora! É a esse tipo de coisa que me refiro quando falo sobre comportamento de gente magra. E ninguém nunca jamais viu gente magra pesando a comida! Da mesma forma que também nunca vi gente magra jantando Diet Shake e por isso mesmo sou super contra essa prática. Mas voltemos ao assunto...

Se vocês entrarem na tabela de pontos dos alimentos, verão que lá é dito quantos gramas tem a porção do alimento à qual aquela pontuação corresponde. A minha sugestão é que quando tiverem uma oportunidade, em casa, na hora do lanche por exemplo, peguem uma balancinha de cozinha e exercitem o tamanho das porções. Corte uma fatia de melão, veja o peso na balancinha e aprenda. Hmmmmm então isso é uma fatia média! Tem uns 2 dedinhos de largura! Legal, aprendi! Agora nunca mais precisarei pesar o melão! Entenderam? É apenas um exercício igual o caderno de caligrafia. Depois você nunca mais precisa usar porque já aprendeu.

Eu adotei esse exercício pra calibrar o tamanho do meu olho grande. Sempre fui muito olhuda pra comida. E sabe o que eu descobri de mais legal? Descobri que havia coisas pelas quais eu estava pagando pontos demais! Sim! Provavelmente na neura de querer comer menos para emagrecer, comecei a pegar porções muito pequenas achando que eram médias. Várias vezes comi menos do que eu tinha direito sem saber! Depois que adotei o exercício da balancinha aprendi muita coisa sobre o tamanho ideal das porções e meu programa de emagrecimento só se beneficiou com isso.

Pra quem tiver interesse, a balancinha que eu uso é bem prática. Custou apenas 16 reais, é pouco maior que um estojo de pó compacto, é digital e pesa até 500g. Perfeita para o nosso objetivo. E se quiser ainda da pra levar na bolsa e disfarçadamente descobrir de uma vez por todas se aquela empadinha que vamos lanchar às pressas na rua é média ou grande rsrs.

Beijos a todas e boa RA!

Leave a Reply