Chutando a bunda do efeito platô


posted by Alice on

No comments

Oi pessoal! Já tem um tempo desde meu último post, né? Fiquei caladinha nesse período porque estava conduzindo um experimento comigo mesma kkkkk. Não, não dei uma de cientista louca, e na verdade não descobri nada que os nutricionistas já não sabiam antes, mas pela primeira vez testei e confirmei em mim mesma se funciona de verdade! Estou falando do desagradável efeito platô, aquele período em que, mesmo fazendo dieta dieta dieta, não emagrecemos nem por um casal de periquitos. Que coisa mais chata, pra não dizer injusta!


No meu último post eu já tinha comentado que estava há duas semanas sem perder peso. Quando cheguei na terceira semana ainda sem perder peso, resolvi que era hora de tomar uma providência. Não poderia mais ser apenas uma questão de balança diferente, época do mês ou sei lá o que. Algo tinha que estar errado! Será que sou alguma espécie de "mistério da ciência"? É claro que não! Não havia mais como negar, só poderia ser o temido platô.

Pesquisei como resolver o problema. Como eu já me mantenho diariamente dentro da cota de pontos e nem uso poupança, não poderia ser uma questão de comer menos. Percebi então que eu precisava dar um jeito de acelerar o meu metabolismo, forçar a queima de mais calorias. Li as dicas dos nutricionistas no Dieta e Saúde e vi algumas ideias também assistindo o Discovery Home & Health. Pesquisas feitas, tracei um plano:

  • Fazer refeições menores e mais vezes ao dia. Cinco refeições de 6 pontos. Em resumo, comer pelo menos a cada 3 horas. Sempre achei que isso fosse bobagem, mas descobri que não é.
  • Não repetir o prato nem que tenha pontos suficientes porque não é bom hábito. Ta legal, eu confesso, essa regra fui eu que inventei, não li em lugar nenhum. E devo dizer que foi bom pra mim porque me ajudou a distribuir melhor os pontos ao longo do dia.
  • Praticar exercícios diariamente, mesmo em dias de folga. Chega de preguiça!

Plano em mãos, hora de colocar em prática. E foi o que fiz. Mesmo estando de folga (e as pessoas temem o fim de semana, imaginem 5 semanas de folga...), sem rotina, sem hora pra acordar, saindo todos os dias para rever amigas, comendo fora, mesmo com tudo eu me mantive rígida nas minhas novas regras. Levei uma barrinha de cereais na bolsa pra não ficar muito tempo sem comer, não pulei o café da manhã e encarei o elíptico que tenho em casa. Fiz 45 minutos por dia, 4 vezes na semana, assistindo TV. Até aumentei a intensidade do 1 pro 3 porque percebi que estava no 1 apenas por força da preguiça e que tinha forças para encarar bem mais. Inclusive hoje pretendo testar meu desempenho no nível 4! J

Resultado: adeus platô e olá 1 kg a menos!!! Eu não conseguia perder 1 kg em 1 semana desde Julho!!! U-huuuuuuu. Não é bobagem, esse negócio de acelerar o metabolismo funciona mesmo! E sabe o que é mais legal? Só de curiosidade eu anotei o registro de bioimpedância da minha balança com as medidas de percentual de gordura e massa muscular. E olha que maneiro! Na verdade eu eliminei mais de 1 kg de gordura e ganhei músculo no lugar! Impossível ser melhor!!!

Então é isso aí pessoal, tem que ter foco em tudo! Comer a coisa certa, comer na hora certa e colocar o corpitcho pra se mexer! Com essa combinação chegamos ao sucesso!

Beijos a todas e boa RA!

Leave a Reply