O prazer de contemplar


posted by Alice on

No comments

Pare pra pensar em onde anda a sua cabeça enquanto está comendo (ou até preparando) o seu alimento. Enquanto lava os brócolis, está pensando na morte da bezerra, no compromisso de mais tarde, no problema de ontem à noite ou está observando o quanto o brócolis se parece com uma linda arvorezinha em miniatura? Está prestando atenção no que está fazendo ou sua cabeça está voando em outro lugar? Está comendo em frente à TV? Está comendo e tagarelando sem nem olhar pra cor, textura e aroma da sua comida? Desse jeito a porção acaba num instante, a gente nem vê, então queremos mais um pedaço achando que o anterior acabou tão rápido porque era tão pouco, e assim comemos além da conta. Não é assim?


Um dia desses uma amiga estava triste dizendo que não tinha como preencher o contador porque tinha ido à uma churrascaria e não sabia a quantidade de tudo que tinha comido, só sabia que tinha estourado todos os limites. Ora ora, se você não lembra para preencher o contador é sinal de que nem prestou atenção no que estava comendo. Se você não lembra o que nem quanto comeu, é sinal de que comeu no automático, comeu por impulso, comeu coisas gostosas mas não as saboreou, então pra que??? Só serviu pra engordar porque até o prazer foi menor do que poderia ter sido. Fora que se não comemos prestando atenção, não percebemos o sinal do cérebro indicando que já estamos satisfeitos e não precisamos de mais alimento. Nosso corpo é esperto, sabe quando deve parar, só que precisamos prestar atenção para perceber isso.

Para perder peso e ter saúde não é preciso abrir mão do prazer de comer. Há muitas coisas gostosas e saudáveis. Mas para perceber isso você precisa trazer sua cabeça para aquele momento e prestar atenção, contemplar. O truque é treinar os seus hábitos. Por exemplo, hoje de manhã eu comi um maracujá com iogurte grego light. Total de 3 pontos apenas. Quando eu parti o maracujá no meio eu o levei até o nariz e senti o aroma delicioso, eu prestei atenção na sua bela cor e disse "hmmm que cor linda", observei a textura se estava com a polpa firme ou já quase líquida e se soltando sozinha, observei que as sementes estavam branquinhas e disse "hmmm que diferente, as sementes não estão pretinhas!", enquanto soltava a polpa eu pensei "olha que interessante a forma que ela fica presa na casca, parecem mil dedinhos brancos". Coloquei uma colher de iogurte dentro da fruta como se a própria casca fosse um pote. Observei a cremosidade e como a cor mudava ao misturar o branco do iogurte com o amarelo da fruta. Saboreei cada colherada dizendo "hmmmm que delícia" e prestando atenção na textura, no sabor e no aroma. Ao mastigar prestei atenção se as sementes brancas eram crocantes iguais às pretas ou se eram diferentes. Eu saboreei aquele maracujá como se fosse uma sobremesa gourmet de restaurante. E foi delicioso! Eu não simplesmente engoli, eu saboreei. Nesse momento eu conseguiria descrever com riqueza de detalhes uma série de características do maracujá que comi 15 horas atrás!


Temos que aprender a fazer isso nas nossas refeições, com os alimentos saudáveis e coloridos do dia a dia, prestar atenção, contemplar, aproveitar, sentir prazer em comer bem e com saúde. Dessa forma não sobra espaço para desejar coisas gostosas engordativas porque você já tem todos os dias coisas gostosas saudáveis. E não me venha com aquele papo de "não tenho tempo pra isso porque sou muito ocupada e minha vida é muito corrida". Você tem 15 minutos pra sua refeição sim! Você precisa ter! E não é só uma questão de tempo, é uma questão de atenção. Em 15 minutos você aproveita uma bela refeição com muito prazer, cuida da sua saúde e da sua beleza. Se você não pode dedicar 15 minutos a si mesma em cada refeição precisa rever sua vida inteira porque isso está muito errado. Em 5 refeições você usaria 75 minutos do seu dia pra você mesma e isso equivale a míseros 5,2% do dia! Por favor, vamos combinar, você merece mais que isso!

Viva, ame-se, cuide-se! Aprenda a desfrutar a vida. A reeducação alimentar é algo pra vida toda, você vai viver isso pra sempre, então não pode ser uma tortura, precisa ser prazeroso! Encontre o prazer escondido nas coisas simples que você faz todos os dias, mas está tão ocupada pensando em mil coisas que nem está vendo. Contemple! E lembre-se sempre - comida saudável não significa comida sem graça.

Beijos a todas e boa RA!

Leave a Reply