Sobremesa funcional


posted by Alice on

No comments

Oi minhas lindas! Hoje estou aqui pra compartilhar com vocês uma dica gostosa de sobremesa funcional. Quase todas nós já lemos em diversos sites sobre todos os ótimos benefícios da semente de chia. A chia é rica em fibras, ômega 3, proteínas, vitaminas e minerais.

Quem ainda não conhece, dê uma olhadinha no artigo da nutri Bruna Pinheiro sobre o assunto: http://www.dietaesaude.com.br/temas/alimentacao/16110-chia-voce-conhece-os-beneficios-dessa-semente?gclid=CPzoiKPnhbkCFcee4AodOzUAwQ



Mas como incluir essa sementinha dura e sem gosto do cardápio? Hmmm... vamos lá...

Quem aqui conhece sagu de vinho? Eu nunca tinha provado sagu, nunca tinha visto no Rio de Janeiro, mas tenho ido bastante a Florianópolis e percebi que é uma sobremesa bastante popular por lá. Pra quem não conhece, isso é um sagu de vinho.



É um docinho a base de mandioca, feito com vinho e consumido com esse creme à base de leite condensado. Bem gostosinho e nem tão calórico, mas sem nenhum benefício no ponto de vista nutricional. Mas Alice, o que isso tem a ver com chia??? É aí que entra a minha dica... J

Semana passada, participei de um workshop de culinária contemplativa e aprendi um monte de coisas novas. Dentre elas, aprendi a fazer um sagu de chia! A receita original pode ser encontrada no site http://www.menuvegano.com.br/article/show/1000/sagu-de-chia. Eu fiz um pouco diferente. Em vez de suco de uva fiz com clight sabor uva. Fiz assim unicamente com o objetivo de reduzir a pontuação final da receita (e porque eu já tinha o clight de uva em casa), mas pode perfeitamente ser feito com suco de uva integral que por sua vez tem um monte de benefícios nutricionais. Fiz com 5 colheres de sopa de chia, 240 ml de clight sabor uva e canela em pó. Não coloquei cravo porque não sou chegada no sabor. O toque final eu dei consumindo o sagu de chia depois de pronto acompanhado de iogurte grego light que é uma delííííícia e entra muito bem no lugar do creme original. E vejam só como ficou!



Que tal? Ficou delicioso, com apenas 3 pontos (1 ponto de chia e 2 do iogurte grego) e um montão de benefícios pra saúde. E ainda dá uma sensação boa de saciedade porque a chia tem muita fibra. Nada mau pra uma sobremesa, né? Espero que gostem...

Beijos a todas e boa RA!

PS: Pra quem ficou curiosa de saber o que é um workshop de culinária contemplativa, segue o vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=69Ch7Au4lMk

Postado originalmente em www.dietaesaude.com.br em 17/08/2013 22:36

Leave a Reply