Baião de dois especial


posted by Alice on

No comments

Ainda seguindo as maravilhosas dicas de Bia Gonzaga do workshop de culinária contemplativa em que estive semana passada, preparei hoje um Baião de Dois Especial que ficou simplesmente DIVINO, super light e nutritivo. A receita original é vegana e orgânica. A usei como inspiração, mas fiz um tanto diferente, uma versão lacto-vegetariana. Estou procurando aqui nos meus guardados o link para dar os devidos créditos. Assim que eu achar vou colocar aqui.

A receita rendeu duas porções absolutamente gigantes de 11 pontos cada. Gigantes mesmo, no nível servente de pedreiro. Eu diria que são 4 boas porções de 5 pontos cada, ou seja, bem leve para um almoço de domingo. Maaaaaas, como a fome estava negra aqui em casa, meu noivo e eu dividimos o festim em 2 porções e raspamos a panela.

Almoço - 11 pontos
1 colher (arroz) cheia de Arroz integral cozido - 2 Pontos
1,5 concha média cheia de Feijão carioca cozido - 4 Pontos
8 grama de Castanha do Pará - 2 Pontos
1 colher (sopa) de Requeijão cremoso light Catupiry - 1 Pontos
100 grama de Champignon (cogumelo paris) - 1 Pontos
2 colher (sopa) de Salsa - 0 Pontos
4 colher (sopa) de Alho poró - 0 Pontos
75 grama de Cogumelo shimeji fresco - 1 Pontos


Ingredientes:
2 colheres de servir arroz de Ráris 7 Grãos Integrais cozido
1 embalagem de 250g de Feijão Carioca Vapza
16g de Castanha do Pará picada
2 colheres de sopa de Requeijão cremoso light Catupiry
200g de Cogumelo Paris fresco picado
150g de Cogumelo Shimeji fresco
Meio maço de cheiro verde picado
1 alho poró inteiro picado, talo e folhas, não deixe de colocar as folhas, faz toda diferença!
Óleo de gergelim a gosto
Tomilho a gosto
Aji-sal a gosto

Modo de preparo
Em uma panela separada eu preparei o arroz integral. Eu gosto de usar o Ráris 7 grãos integrais que é muito saboroso e tem uma textura especial. Pro feijão eu usei feijão carioca (meu preferido) que poderia ter sido perfeitamente preparado na panela de pressão aqui em casa, maaaaaas como meu noivo e eu mal paramos em casa e não temos muita oportunidade de planejar as refeições com antecedência (feijão requer antecedência pra catar, pôr de molho de um dia pro outro, cozinhar, temperar, etc), então nós compramos o feijão já pronto embalado a vácuo da marca Vapza. A caixa vem com 2 pacotinhos embalados a vácuo de 250g cada. Já cozido, temperado, pronto e delicioso! Para os que tem pouco tempo, super ultra recomendo!


Em uma grande frigideira anti-aderente com um tiquinho de azeite de oliva, refoguei os cogumelos com alho poró, tomilho e aji-sal até ficarem macios. Acrescentei o feijão e o óleo de gergelim e refoguei mais um pouco para incorporar os sabores. Acrescentei o arroz, o cheiro verde e a castanha do pará e misturei bem. Desliguei o fogo e acrescentei o requeijão, envolvendo bem a mistura para dar uma textura cremosa ao prato.

Fica pronto bem rápido e é delicioso para um almoço de domingo em família. Todo mundo bem alimentado, em boa forma e com a saúde em dia! J


Leave a Reply