Dificuldade para emagrecer


posted by Alice on

No comments

Oi meninas! Hoje é segunda-feira, dia clássico de pesagem da maioria de nós e portanto dia de ler muitas comemorações e outros tantos queixumes. Estou aqui para dividir uma ideia com vocês sobre tantos posts que vejo de pessoas genuinamente tristes por terem emagrecido "apenas" 500g ou 600g ou qualquer coisa menos que 1 kg na semana. Só para deixar claro que eu não falo da boca pra fora, essa semana eliminei apenas 100g e estou em completa paz. Afinal seria muito fácil falar sobre o caso dos outros se eu não estivesse no mesmo barco, não é mesmo? Então vamos lá...

Tenho certeza que no dia de hoje muita gente já leu ou escreveu posts semelhantes a esse fictício aqui:
"Estou muito triste e decepcionada porque mesmo tendo seguindo a dieta corretamente e praticado exercícios, emagreci apenas 500g essa semana. Por que o processo é tão lento? Será que tem algo errado comigo? Preciso emagrecer 1,5 kg por semana para atingir a minha meta até o dia tal."



Minhas lindas, se vocês pararem pra fazer a conta, muito provavelmente vão descobrir que o processo não é tão lento quanto parece. Eu, por exemplo, pesava 59,5 kg em 24/12/2010 e engordei até 82,5 kg em 01/04/2013 quando decidi começar a RA. Isso corresponde a ter engordado 194g por semana. Desde então, emagreci 13 kg em 20 semanas, o que corresponde a uma média de menos 650g por semana. Ora então estou emagrecendo muito mais rápido do que engordei! Mas por que parece que está demorando tanto??

A diferença é que quando estamos engordando estamos desligadas, não estamos prestando atenção, o tempo passa, os quilos se acumulam e a gente não vê. Já quando estamos tentando emagrecer, estamos super atentas, pensando nisso o tempo todo, então o tempo demora muito mais a passar. Por isso temos essa impressão de que o processo é lento. Mas não é não! 500g por semana é ótimo! É o mesmo que um potão de margarina a menos na sua cintura toda semana. Já pensaram nisso? rsrs

Eu sempre digo pra todo mundo, cuidado com a pressa! A pressa é inimiga da perfeição. Seu corpo precisa de tempo para se adaptar às mudanças e sua cabeça precisa de tempo para incorporar novos hábitos pra vida toda e aprender uma nova forma de se relacionar com a comida. Tudo isso requer tempo. Roma não foi feita num dia. Nós não engordamos do dia pra noite então não podemos querer emagrecer da noite pro dia.

Um conselho fundamental que eu tenho pra dar é - não se dê um prazo, se dê apenas uma meta. Não invente que quer emagrecer tantos quilos até o dia tal. Determine apenas que quer emagrecer tantos quilos e o tempo é o seu corpo e seu empenho que vão ditar. Determinar um prazo para atingir a meta apenas gera ansiedade e estresse. E todas nós sabemos muito bem que ansiedade e estresse dão uma tremenda fome. Ou seja, não ajuda em nada! Outro dia até vi alguém achando que seu peso tinha empacado porque emagreceu apenas 400g na semana e que precisava tomar providências urgentes a respeito! Sente o nível de estresse que essa pessoa está vivendo... Sem necessidade...

Foco no objetivo pessoal, é isso que temos que ter! Muito mais importante do que onde você está é pra onde você está indo. Então se está emagrecendo com saúde está maravilhoso! Está indo rumo ao seu objetivo! Eu proponho um desafio. Toda importância que você hoje da para a vontade de emagrecer logo, redirecione essa energia para o empenho em seguir o programa com perfeição! Faça chuva, faça sol, sábado, domingo, feriado, dia santo, dia de festa, dia de trabalho. Siga o programa todos os dias com empenho e pode relaxar e curtir a viagem que o resultado sem dúvida virá!

Beijos a todas e boa RA!

Leave a Reply