O que eu mereço de verdade


posted by Alice on

No comments

Oi meninas! Seguindo a sugestão de uma amiga, escrevo um post sobre essa curiosa sensação que todas nós já tivemos de “eu vou comer essa delícia megacalórica aqui hoje porque eu mereço!”. Quem já pensou isso (e sucumbiu a isso) levanta a mão aí! o/

Gente, essa sensação de que a gente "merece uma jacadinha" quando submetidas a uma grande fonte de estresse ou superação de algum limite emocional é muito doida. Eu penso muito sobre isso. De onde será que vem essa ideia de que comida é prêmio por merecimento? Comida deveria ser pra alimentar o corpo né, mas nas nossas cabeças é muito mais que isso. Eu cheguei a uma conclusão preocupante a esse respeito. Penso que isso vem da nossa infância, do só poder comer sobremesa se comer tudo no almoço, da época em que estar de férias significava comer um monte de bobagens, da época em que passar o dia na casa da vovó significava comer bolo, da época em que ganhávamos um picolé para parar de chorar quando estávamos tristes. Ou seja, aprendemos a vida toda que comida é prêmio, que momentos de folga e alegria são momentos para comer coisas gostosas e que quando estamos tristes comer é a solução! Já pensaram nisso? Levando esse raciocínio adiante, como é que estamos criando nossos filhos? Será que estamos repetindo com eles? Será que estamos criando sem querer nas cabecinhas deles associações mentais que farão com que no futuro eles também lutem para perder peso? Eu acho que vale a pena refletir sobre isso... O que vocês acham?


Um dia desses uma amiga estava angustiadíssima porque suas crianças estavam em casa de férias então ela estava vivendo o desafio de se manter na RA e ao mesmo tempo cozinhar guloseimas pra eles. Sem dúvida esse era um desafio imenso pra ela e seria pra qualquer uma de nós, mas, gente, o que estamos fazendo com nossos filhos??? Não seria esse o caso de aproveitar pra implantar hábitos mais saudáveis nas vidas das crianças? E ainda por cima facilitar a nossa vida em RA, vamos combinar. Até porque RA é pra vida toda, RA não é dieta. Comecemos a RA das crianças agora, afinal uma relação saudável com a comida é fundamental tanto para gordinhos como para magrinhos e principalmente para os ainda pequenininhos que estão aprendendo tudo que ficará o resto da vida agarrado no subconsciente deles.

Então o que é essa sensação de “eu mereço comer isso aqui”? Isso é fome emocional, pessoal! Temos que aprender a identificar isso. Primeiro aprenderemos a perceber depois da jaca feita. Parece uma derrota, mas se você conseguir perceber que o que você fez foi tentar matar fome emocional com comida, então já aprendeu uma coisa importantíssima! Depois disso conseguiremos perceber que uma fome é na verdade fome emocional antes da jacada. Maravilha! Vencida esta etapa poderemos usar nosso lado racional para lidar com a situação. O que eu vou fazer sobre isso? Vou ser forte e não vou comer? Vou beber um monte de água pra enganar? Vou fazer outra coisa pra distrair minha cabeça e esquecer essa vontade? Vou matar minha vontade com o compromisso de gastar todos os pontos na esteira? Existem várias estratégias e cada um de nós encontrará a que funciona melhor para si.


As fomes emocionais continuam existindo mesmo de barriga cheia. Essa é a maneira que eu acho mais fácil de identificá-las. Quando isso acontecer, sugiro que tente primeiro encher a barriga de algo que não afete sua RA. Se não for na hora certa da refeição, tente um monte de água, uma saladona, um pratão de sopa de legumes, algo simplesmente volumoso que preencha o espaço no estômago. Caso seja na hora da refeição, alimente a fome real com uma refeição completa e saudável, com muitos legumes para dar volume e nutrientes sem valer pontos. Se a "fome" continuar existindo é sinal de que não é fome de verdade, é fome emocional.

Uma coisa é certa, nós começamos aqui sem enxergar nada disso. Muitos de nós chegaram aqui até achando que são gordos por pura tendência a engordar e injustiça do destino porque jurariam de pés juntos que não comem tanto assim. Eu era uma dessas pessoas! Mas estamos mudando, estamos aprendendo e o aprendizado é o que há de mais valioso que tiramos dessa experiência com a RA. O aprendizado fica pra sempre. Os quilos indesejados vão embora por pura consequência natural do nosso aprendizado e da nova relação que estamos construindo com a comida e com o nosso corpo. Não fiquem tristes quando cometerem um erro! Aproveitem para aprender! Futuquem o contador de pontos, conheçam as opções de alimentos, leiam os blogs das amigas! Aprendemos muitíssimo fazendo isso e incorporamos novos hábitos maravilhosos. Semana passada, por exemplo, eu fui num workshop de culinária contemplativa. Aprendi muitas coisas novas e receitinhas que são um achado! Mas depois eu escrevo sobre isso hihihi. J

Tenho certeza que juntas chegaremos lá! Já estamos muito melhor do que no início e ficaremos cada dia mais! Mais fortes, mais espertas, mais magras e mais FELIZES!  No final das contas, quer saber o que eu mereço mesmo, de verdade? Eu mereço ser DIVA, eu mereço ser linda, eu mereço ser magra, eu mereço ser saudável! Eu mereço um sorriso no rosto, auto-confiança no peito e um belo salto alto! Eu mereço muuuuuuito mais do que aquele bombom ali ó? Sabe por quê? Porque eu sou muito mais gostosa que um bombom!!! J

Beijos a todas e boa RA!!!

Postado originalmente em www.dietaesaude.com.br em 15/08/2013 12:40

Leave a Reply